Oi amores! Hoje trouxe o post 5 Dicas Para Ser Mais Produtivo.
5 Dicas Para Ser Mais Produtivo
5 Dicas Para Ser Mais Produtivo
Mês passado eu contei um pouco sobre como eu me organizava com o blog e meu emprego em tempo integral e algumas pessoas comentaram da dificuldade de fazer render a produtividade.
Clique aqui pra ler meu post: Como Ter Um Blog e Um Emprego Em Tempo Integral
Pensando nisso, hoje vou dar 5 Dicas Para Ser Mais Produtivo, são dicas simples mas que funcionam bem pra mim.
Eu notei que vim evoluindo esse skill nós últimos anos, com o tempo senti que o meu poder de produtividade foi sendo aumentado, por algumas coisas simples que mudei no meu dia-a-dia.
Vamos as dicas:
1. Mantenha-se Focado
Passei a minha vida toda ouvindo que mulher tem a capacidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo, isso nada mais é que uma imensa mentira.
O que conseguimos fazer é alternar tarefas com mais facilidade, mas isso acaba-se tornando improdutivo já que quando você muda de uma atividade pra outra, precisa começar a linha de raciocino novamente.
Atividades paralelas que fazemos enquanto estamos trabalhando que a gente acha que não atrapalha, mas atrapalha e muito.
– assistir televisão;
– olhar redes sociais: facebook/instagram;
– responder whatsapp;
2. Aprenda a Dizer Não
Eu sempre tive problema em dizer não, tanto na parte profissional como na parte pessoal da minha vida.
A impressão que tenho, é que nós crescemos treinados para agradar as pessoas e cientes de que dizer “NÃO” pode magoar o outro.
Ajudar as pessoas é uma coisa grandiosa e quem me conhece sabe que eu tenho uma tendência ENORME a sempre ajudar as pessoas, mas dizer sim a todos que pedem sempre, geralmente acaba resultando que você nunca será capaz de fazer tudo.
O grande truque pra aprender a dizer não é estar sincronizado com o tempo disponível que você possui, por isso faça sempre duas perguntas:
- Eu tenho tempo pra fazer isso?
- Se eu disser sim, vou conseguir me dedicar e fazer direito?
3. Termine o Que Começar
Vou dar um exemplo bem claro disso fazendo uma conexão com o blog.
Ano passado eu criei um método para não esquecer as ideias que eu tinha de posts para o blog.
Eu tinha uma lista de posts que queria escrever, era uma especie de “to do posts”.
Nesse documento eu colocava o nome do título do post e já fazia uma introdução do que eu queria falar sobre aquele tema.
No final do ano passado, quando parei uma semana pra organizar os planos para 2017, voltei nesse documento e percebi que eu tinha mais de 30 ideias anotadas no papel, porém que ficaram ali paradas e nunca tinham sido implementadas aqui no blog.
E o pior, o timing delas já havia passado, ou seja, tudo aquilo que anotei foi perdido pois eu simplesmente não terminei o trabalho que eu comecei.
Então a grande dica aqui é, se você começou algo termine, nem que seja preciso colocar um prazo pra iniciar a tarefa.
4. Priorize
Vocês já devem ter ouvido aquela frase: Quando tudo é prioridade, nada é prioridade.
Quanto maior foi sua lista de itens priorizados menor é a chance de você realizar todos eles.
Então em uma lista de 10 itens, escolha de 2 a 3 coisas prioritárias, pois a chance de você não realizar as 10 é grande e isso vai gerar ansiedade e muita frustração.
5. Agende suas Atividades e Coloque Alarmes
Os alarmes são um tipo de ferramenta básica e rápida que tem me ajudado a lembrar e realizar minhas tarefas, eu peguei o costume de agenda-las como se fosse uma reunião.
Algumas ferramentas de e-mail também possuem esse tipo de notificação como o Outlook e o Gmail.
O segredo aqui é: não adiar a tarefa empurrando-a pra frente, mas sim realiza-la de acordo com o horário que você pré estipulou.
Essas foram minha dicas de como ser mais produtiva, e me contem o que vocês fazem para manter-se mais produtivos?
Beijos